22 a 30 de novembro
Primeiro dia - 22/11
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar.
V/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
R/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
Meditação do 1° dia:
A Vós, toda a honra e toda a glória, pelos séculos dos séculos. Amem.
Glorifiquemos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pelo dom das vocações de especial consagração, que Mãe Clara acolheu com radicalidade e, como instrumento de Deus, fez ecoar no coração de tantas jovens.
«Aproximando-se de Jesus um jovem, perguntou-Lhe: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” Jesus respondeu-lhe: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no Céus. Depois, vem e segue-me”» (Mt 19, 16. 21).
A Beata Maria Clara do Menino Jesus, filha de Dona Maria da Purificação e de D. Nuno Galvão Mexia, nasceu em 25 de junho de 1843 na Quinta do Bosque, situada no termo da atual cidade da Amadora. No batismo, celebrado na igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, realizado a 2 de setembro de 1843, recebeu o nome de Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque.
Seus pais, ambos “nobres troncos” de famílias aristocratas, “ainda mais ilustres pelos sentimentos que pela nobreza do sangue”, aos seus sete filhos, entre eles Libânia do Carmo, “procuraram dar uma educação verdadeiramente cristã”.
Depois da prematura morte dos pais, Libânia esteve cinco anos entregue aos cuidados das irmãs Filhas da Caridade que o Dom Pedro V mandou vir de França para dirigirem a Obra que criara para os órfãos de nobres vítimas da cólera e da febre amarela. O contato com as Filhas da Caridade desperta nela o chamamento de Deus para a vida Religiosa, que depois aprofundou com o Padre Raimundo dos Anjos Beirão.
Mas Deus quis que a sua vocação fosse provada pelo luxo e pela ostentação… Durantes vários anos viveu no palácio do Marquês de Valada, onde foi “adotada” como filha pela Marquesa, Dona Maria Isabel, filha dos Duques de Lafões. No meio de tanto esplendor, naquele rodopio de festas, passeios e receções com a melhor fidalguia de Lisboa, na decadente e permissiva sociedade da segunda metade do século XIX, qualquer jovem se deixaria iludir. Mas Deus tal não permitiu, e até parecia estar a preparar Libânia para a missão que lhe tinha reservada, entre os pobres. Na verdade, muito úteis lhe viriam a ser nos tempos da penúria material, estas amizades que granjeou entre a fidalguia. Por outro lado, foi através da Marquesa de Valada, que Libânia conheceu o Padre Raimundo Beirão.
Libânia do Carmo tinha 24 anos quando ouviu o “vem e segue-Me” de Jesus. Ao contrário do “jovem rico”, imediatamente deixou o Palácio do Marquês de Valada para seguir Jesus… ajudada pelo Padre Raimundo!
Neste dia da novena à Mãe Clara, suplica-lhe que interceda por todos os jovens a quem Deus quer chamar ao sacerdócio, à vida religiosa ou a viverem como consagrados a sua vocação laical; para que sejam prontos na resposta e permaneçam fiéis Àquele que os chamou.
Oração para todos os dias da novena
Mãe Clara, pelo amor que tiveste a Jesus Eucaristia e para glória do Seu Santíssimo Nome, pela filial confiança em Maria, a Mãe das Dores, e para exaltação da sua Conceição Imaculada, confio-me à tua proteção; suplico-te a cura de… ( nome ) e atende as preces de quantos pedem a tua intercessão junto de Deus. Amem.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
V/. Jesus Misericordioso, que nos destes a Beata Maria Clara do Menino Jesus como apostola da ternura e da misericórdia do Pai,
R/. Jesus, eu confio em Vós!