22 a 30 de novembro
Quarto dia - 25/11
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar.
V/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
R/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
Meditação do 4° dia:
A Vós, toda a honra e toda a glória, pelos séculos dos séculos. Amem.
Glorifiquemos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo por Jesus, o Bom Samaritano, com Quem a Mãe Clara se identificou, ao passar pelo mundo fazendo o bem e realizando as obras de Misericórdia em favor de todos os pobres e desvalidos.
«Um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele» (Lc 10, 33-34).
Jesus, o Bom Samaritano da Humanidade: bela inspiração para a irmã Maria Clara… As irmãs Hospitaleiras, no último terço do século XIX, disseminadas por todo o país – onde era preciso estar… - trabalhavam em 45 hospitais, 26 colégios, 15 asilos de inválidos, 14 asilos de infância e 6 cozinhas económicas. A Congregação irradiou também para o Ultramar, por vezes a pedido do próprio Governo, o qual, apesar do decreto de 1834, que determinava o fim da presença em Portugal dos institutos religiosos, aceitava a presença das congregações dedicadas à assistência, à educação e às missões ultramarinas. Neste contexto as irmãs prestaram serviço nos hospitais de Bolama, Goa, Luanda e Ilha de Santiago.
O aumento constante e extraordinário do número de irmãs permitia à irmã Maria Clara atender as solicitações que lhe iam chegando das mais variadas procedências. A tabela estatística da Congregação nos primeiros trinta anos é reveladora. As religiosas professas passaram de 3 em 1871, para 150 em 1880, 355 em 1890, e 468 em 1900.
Como o exemplo Jesus, o Bom Samaritano, desinstalou a Mãe Clara, seja ela uma inspiração para ti. Deixa de fazer conjeturas sobre quem deve intervir naquelas situações de pobreza que, para nossa vergonha, se multiplicam entre nós. Faz tu o podes fazer; sendo possível de forma organizada, melhor.
Hoje, neste dia da novena à Mãe Clara, suplica-lhe que, lá do Céu, te alcance a graça de ousares a “fantasia da caridade”.
Oração para todos os dias da novena
Mãe Clara, pelo amor que tiveste a Jesus Eucaristia e para glória do Seu Santíssimo Nome, pela filial confiança em Maria, a Mãe das Dores, e para exaltação da sua Conceição Imaculada, confio-me à tua proteção; suplico-te a cura de… (nome) e atende as preces de quantos pedem a tua intercessão junto de Deus. Amem.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
V/. Jesus Misericordioso, que nos destes a Beata Maria Clara do Menino Jesus como apóstola da ternura e da misericórdia do Pai,
R/. Jesus, eu confio em Vós!
