22 a 30 de novembro
Sexto dia - 27/11
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar.
V/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
R/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
Meditação do 6° dia:
A Vós toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos. Amem.
Glorifiquemos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo pelo Coração Sagrado de Jesus, que cativou o da Mãe Clara em tão profunda união de sentimentos e afetos, que a levou a encarnar a Sua imensa ternura para com os pequenos e os fracos, e a derramar o Seu amor sobre todos os necessitados.
«Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas» (Mt 11,29).
Não raro a devoção ao Sagrado Coração de Jesus acaba numa devoçãozinha cheia de sentimentalismo. Por isso, alguns cristãos mais “amadurecidos”, a reservam às mulheres por serem mais sentimentais… Temos, contudo, como modelo da verdadeira devoção ao Coração de Jesus, antes de mais, a Virgem Maria, depois, outras grandes mulheres, entre elas, a Mãe Clara. A Mãe de Jesus, cujo coração bate ao ritmo ao Coração do Filho, e a Mãe Clara imagem viva do Coração de Jesus através da sua vida… foi, podemos dizê-lo, o Coração de Jesus a bater no meio do mundo. Tantas vezes repetiu a jaculatória: “Jesus manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, que acabou por se identificar com Ele em gestos de misericórdia e de acolhimento para com os mais necessitados, os mais pobres, os cansados e angustiados de nossos dias.
Só quem, como a Mãe Clara, tem um coração semelhante ao Coração de Jesus pode viver em Deus e conviver com os irmãos numa relação que é convite a descansar e a encontrar repouso no amor. A irmã Maria Clara e as suas irmãs de carisma, são o que a Igreja deve ser: um coração humano com as mesmas características do Coração de Jesus, capaz de amar, perdoar, acolher os pobres e necessitados… capaz de sentir o que o outro sente.
Neste dia da novena à Mãe Clara, suplica-lhe que, lá no Ceu, te alcance a graça da transformação do teu coração num coração semelhante ao Coração de Jesus, um coração que cura, que resgata a vida através do amor, do cuidado e da compaixão.
Oração para todos os dias da novena
Mãe Clara, pelo amor que tiveste a Jesus Eucaristia e para glória do Seu Santíssimo Nome, pela filial confiança em Maria, a Mãe das Dores, e para exaltação da sua Conceição Imaculada, confio-me à tua proteção; suplico-te a cura de… (nome) e atende as preces de quantos pedem a tua intercessão junto de Deus. Amem.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
V/. Jesus Misericordioso, que nos destes a Beata Maria Clara do Menino Jesus como apostola da ternura e da misericórdia do Pai,
R/. Jesus, eu confio em Vós!