Apresentamos, a seguir, 10 dicas que o ajudarão a integrar-se melhor à comunidade católica e a viver plenamente a Santa Missa.
*1.* Chegue sempre pontualmente, inclusive antes de a santa Missa começar. Lembre-se de que o primeiro preceito da Igreja, que existe desde o século IV, é ouvir a Missa completa todos os Domingos e Festas de Guarda e não fazer trabalhos ou atividades que impeçam a santificação desses dias.
Para isso, é importante chegar à Igreja a tempo. Para quê? Para preparar-nos espiritualmente em oração, fazendo nossa oração pessoal. Inclusive, para ver antecipadamente as leituras no folheto da Missa. Quando as leituras do dia são lidas antes da Missa, o coração se prepara melhor para ouvir o que o Senhor quer nos dizer e entender melhor a Homilia.
*2.* Entrando na Igreja, sua primeira ação deve ser cumprimentar o " Senhor ". Nunca entre na Igreja distraído. Procure imediatamente o Sacrário. Haverá uma luz vermelha acesa indicando o lugar em que o Santíssimo Sacramento está reservado. Faça uma devota genuflexão, como sinal de adoração e respeito diante do Senhor.
Uma vez feito o ato de adoração, busque um bom lugar para se sentar, de preferência ocupando os primeiros bancos.
*3.* Se você precisar se movimentar dentro da Igreja, faça-o com respeito. E quando tiver de cruzar toda a Igreja, passando na frente do altar, faça uma reverência profunda, ainda que a Missa não tenha começado. Se o Senhor já estiver no altar, faça uma genuflexão simples (encostando o joelho direito no chão).
*4.* Observe o silêncio. Haverá pessoas orando, preparando-se para a Confissão ou confessando-se. Permaneça em silêncio ou orando, como preparação pessoal e para respeitar o momento dos outros com Deus.
Observe o silêncio antes, durante e depois da celebração, com exceção dos momentos em que se canta ou responde às ações litúrgicas.
Considere a Missa como um Ato Sagrado. Isso implica em desligar ou silenciar o celular; não o deixe sequer vibrando, porque isso pode distrai-lo e o tornar dependente. Se, por distração, você se esquecer de desligar o celular e ele tocar durante a Missa, não saia da Igreja para atender: desligue-o imediatamente.
*5.* Vista-se com decência na Casa de Deus. No lugar onde se renova de forma incruenta o Sacrifício de Cristo na Cruz, vista-se da melhor maneira possível. Vista-se bem, mas pela dignidade do lugar e do momento, e não para aparecer. Não use roupas inadequadas, ainda que faça calor, nem roupas esportivas, pijama, shorts etc.
*6.* A Igreja nos pede um Jejum Eucarístico de 1 hora (de comida e bebida) antes da Sagrada Comunhão, com exceção da água e dos remédios (CDC 919).
O jejum exige evitar inclusive a goma de mascar antes e durante a celebração. Esta norma não é opcional, e violá-la conscientemente é Sacrilégio. Observar esta regra é sinal de máximo respeito de quem identifica a presença real de Cristo na Eucaristia; é também a preparação mais adequada para receber o Senhor.
*7.* Controle seus filhos. Se forem pequenos, evite que fiquem brincando ou incomodando os outros; eduque-os no respeito ao lugar e ao momento; assim, saberão a importância da Missa.
Se forem muito pequenos ou de colo e você não puder deixá-los aos cuidados de alguém, procure sentar-se nos bancos de trás da Igreja, caso seja preciso sair para acalmá-los no caso de chorarem.
*8.* Jesus diz: “Minha casa será chamada de casa de oração”. (Mt 21, 13). Portanto, o Templo Paroquial não é lugar para conversar. Não confunda a Igreja com uma cafeteria, não se sente com as pernas cruzadas, como nos atos ou reuniões sociais. (Observação minha: nem com os braços abertos sobre as costas do bancos, como se estivesse sentado num banco de praça ou no sofá de sua casa).
A Missa não é um momento para expressar afetos pessoais. Se você está com seu esposo(a) ou namorado(a), deixe as manifestações extravagantes de carinho para outro lugar e momento. A Missa é um encontro a sós com Deus; vivam-na como casal, mas cada um dirigindo-se particularmente a Deus.
*9.* Participe ativamente da Missa e deixe suas leituras e devoções pessoais para outro momento (por exemplo, rezar o terço), seja este antes ou depois da celebração. Durante a Missa, evite os deslocamentos desnecessários, como peregrinar na frente de imagens de devoção.
*10.* Não incentive a distração. Na Missa, deixe de lado todos os outros assuntos ou pensamentos. Não desvalorize a Missa com um coração dividido, pensando nos seus assuntos pessoais.
Não se ocupe de banalidades, nem se distraia olhando para os outros, muito menos com malícia. Tampouco passe o tempo todo olhando para o relógio, como se estivesse esperando a Missa acabar logo.
Padre Henry Vargas Holguin
top of page
Cidade Radio / Conteúdos Católicos



É a alegria sentida e vivida à cada dia, na convicção que um dia estaremos nessa mesma alegria, porém, muito mais intensa, plena, no reino da glória que nos espera. Um coração que não possui essa alegria, ainda não se uniu mais intimamente ao Rei e precisa deixar-se inflamar por Ele e assim, viver no dom da alegria que somente Jesus pode conceder... Confira este artigo e outros no Link na descrição.
Buscar
Post: Blog2_Post
bottom of page
Comments