A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
É tradição que no Domingo de Ramos as comunidades costumam levar ramos de palmeiras e oliveiras para as celebrações, para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
“Jerusalém que será a cidade de seu martírio. Jerusalém onde Jesus será erguido. Erguido para salvar toda a humanidade”.
A celebração do Domingo de Ramos é um reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus.
"Hosana ao filho de Davi, é isso que cantamos. Bendito o que vem em nome do Senhor. Aquilo que cantamos na nossa liturgia, mas que devemos cantar com mais entusiasmo neste domingo, porque sabemos que Ele é bendito, porque nele encontramos a nossa salvação".
Qual o significado dos Ramos?
Os ramos simbolizam o reconhecimento de Jesus como filho de Deus e nos lembram que também somos filhos de Deus e parte da Igreja, além de reforçar o compromisso de seguir a Cristo.
Após as celebrações os ramos podem ser levados para casa como sinal de proteção. Era tradição em algumas famílias queimarem os ramos em tempos de colheitas ou tempestades; e também jogarem em volta da casa para livrar de pestes e bichos peçonhentos.
Comments