top of page
Buscar
  • Foto do escritorCidade Radio

Ditos dos Pais do Deserto sobre Deus


1. «Se o homem não fala a seu coração: "Deus e eu estamos sozinhos no mundo", nunca encontrará descanso», dizia o abade Alônio.

2. Dizia o abade Mios: «Obediência traz obediência. Se alguém obedece a Deus, Deus lhe obedece.»

3. «Se um homem realmente quisesse, um dia apenas, do amanhecer ao anoitecer, lhe seria suficiente para alcançar a medida da divindade», dizia o abade Monio.

4. Disse um ancião: «Ó homem, se quiseres viver segundo a lei de Deus, deves ter como protetor o próprio autor da lei.»

5. Dizia um ancião: «Se o teu pensamento mora em Deus, a força de Deus mora em ti.»

6. Disse um ancião: «Nunca dei um passo sem saber onde colocar os pés. Parava para refletir, sem ceder, até que Deus me tomasse pela mão.»

7. Um ancião disse: «Quando um se faz louco pelo Senhor, na mesma proporção o Senhor o tornará sábio.»

8. Disse o abade Iperéquio: «Conserva sempre o Reino dos Céus no espírito, e logo o receberás em herança.»

9. O abade Moisés afirmou: «É inútil tudo o que um homem pode pensar a respeito do que existe debaixo do céu. Somente quem persevera na recordação de Jesus está na verdade.»

10. Disse um ancião: «O esforço e a solicitude por não pecar têm uma única finalidade: não afastar de nossa alma a Deus que nela habita.»

11. Gregório disse: «Que a tua obra seja pura pela presença do Senhor e não pela exibição.»

12. Perguntou-se ao nosso santo pai Atanásio, arcebispo de Alexandria: «De que modo o Filho é igual ao Pai?» Respondeu: «Como a visão nos dois olhos».

13. Disse um ancião: «Faço aquilo de que o homem tem necessidade: temer o julgamento divino, odiar o pecado, amar a virtude, e invocar a Deus sem cessar».

14. Disse um ancião: «José de Arimatéia tomou o corpo de Jesus e o envolveu com um sudário limpo e num sepulcro novo, isto é, num homem novo. Que cada um tenha o máximo cuidado de não pecar, para não ultrajar a Deus que nele habita, e para não expulsá-lo de sua alma. O maná foi dado a Israel para alimentar-se no deserto, mas ao verdadeiro Israel foi dado o Corpo de Cristo.»

15. Dizia um ancião: «Um homem não pode ser bom mesmo se tenha a vontade de sê-lo e se esforce com todas as suas forças, se Deus não habita nele, pois ninguém é bom senão Deus.»

16. Disse um ancião: «Deus habita naquele no qual nada penetra de estranho».

17. Dizia um ancião: «Suporta o opróbrio e a aflição pelo nome de Jesus com humildade e coração contrito. Revela diante dele a tua fraqueza e Ele será tua força».

18. Disse o abade Amun: «Suporta todo homem assim como Deus te suporta.»

19. Disse um ancião: «Se o homem faz a vontade do Senhor, jamais deixa de ouvir a voz interior».

20. O abade Jacó disse (a um irmão): «Força teu coração a ir ao Senhor». E o irmão disse: «Como, meu pai?» E respondeu-lhe o ancião: «Como Jesus forçou seus discípulos a entrarem na barca, do mesmo modo força o teu coração a ir ao Senhor.»

21. Disse o abade João: «Esta palavra está escrita no Evangelho: “Quando Jesus chamou Lázaro para fora do sepulcro, suas mãos e pés estavam amarrados e seu rosto envolvido num pano; Jesus o desatou e o despediu. Nós, portanto, temos as mãos e os pés amarrados e nosso rosto está coberto com um pano, obra das mãos do inimigo. Se, portanto, escutamos Jesus, Ele nos livrará de tudo isso e nos libertará da escravidão de todos esses maus pensamentos. Então seremos filhos do Senhor, receberemos em herança as promessas e seremos filhos do Reino Eterno.»

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page