16 a 24 de Dezembro
Orações a rezar na Novena:
- Persignação
- Ato de contrição
- Meditação para cada dia
- Recitação da “Coroinha”
- Oração Final
- Jaculatória
🙏🏻 8°dia (23 /12)
Para todos os dias:
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me. Amém.
MEDITAÇÃO DO OITAVO DIA:
Neste dia honraremos os Olhos do Menino Jesus, cheios de modéstia e doçura
Do Evangelho de São Lucas (Lc 22,61-62)
O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro lembrou-se da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente.
Ó Divino Menino Jesus, prostrado diante de Vós, adoro humildemente os vossos olhos que tudo veem, até o que há de mais íntimo no coração do homem… O vosso olhar penetra o mais recôndito das consciências, no mistério dos nossos pensamentos. De nada serve dissimular, enganar, fazer o mal às escondidas. Vós tudo vedes; nada escapa à acutilância do vosso olhar.
Se procurasse viver na vossa presença, em pleno dia, não Vos teria ofendido com os meus pecados, nem ultrajado o vosso Santo Nome. Ó Jesus! Dai-me o dom das lágrimas para chorar, arrependido, os meus pecados.
Jesus, cheio de misericórdia, que chorastes de compaixão face às nossas aflições, tende piedade de mim, pobre pecador. Diante da Vossa Santa Imagem eu Vos peço a graça de viver como filho da luz, em pleno dia; e peço-Vos ainda outra graça: a da modéstia nos olhares para fugir das ocasiões próximas de perigo.
Maneira de recitar a Coroinha:
- Beija-se a medalha dizendo: «Divino Menino Jesus, abençoai-nos!»
- Rezam-se a seguir, nas três primeiras contas, 3 Pai-Nossos em honra da Sagrada Família, precedidos da jaculatória: «O Verbo Se fez carne, e habitou entre nós!»
- Nas doze contas seguintes rezam-se as Ave-Marias, fazendo preceder cada Ave-Maria destas palavras:
«Divino Menino Jesus, abençoai-nos! Eu Vos adoro na idade de um ano… dois anos …».
E assim sucessivamente até se concluírem as doze Ave-Marias.
Oração conclusiva:
Ó Menino Jesus, recorro a Vós e Vos rogo, pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me assistais nesta necessidade (pede-se a graça que se deseja alcançar), porque creio firmemente que a vossa Divindade me pode valer. Espero com confiança alcançar a vossa santa graça. Amo-Vos de todo coração e com toda a minha alma,
arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados e proponho não mais tornar a ofender-Vos. Daqui por diante desejo servir-Vos fielmente, e, por amor a Vós, amar o meu próximo como a mim mesmo. Infante poderoso, renovo a minha súplica: concedei-me esta graça (nomeá-la de novo).
Salvai-me! Quero pertencer-Vos eternamente, ver-Vos com Maria e José e adorar-Vos com todos os anjos. Amém.
- Glória (3 vezes)
- Jaculatória
Menino Jesus, cuja majestade enche o universo, tende piedade de nós!