18 a 26 de novembro
"Todos os que trouxerem consigo a minha medalha receberão muitas graças. As graças serão abundantes para os que a usarem com devoção."
ORAÇÕES INICIAIS PARA CADA DIA DA NOVENA
9° e último dia - 26/11
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
ORAÇÃO
Virgem e Mãe Imaculada, olhai com olhos misericordiosos este(a) Vosso(a) filho(a) que vem até Vós cheio(a) de confiança e de amor, para implorar a Vossa proteção materna e agradecer o presente que vem do Céu, a Vossa abençoada Medalha Milagrosa. Acredito e espero na Vossa Medalha, minha Mãe do Céu, e venero-a de todo o coração, e tenho a absoluta certeza de que, usando-a, não serei desamparado(a).
Ámen.
Meditação do 9°dia:
A Meditação do nono dia da nossa Novena é a explicação da simbologia da Medalha Milagrosa, tal como foi concebida por Maria Santíssima.
Na frente da medalha
A Santíssima Virgem de pé sobre o globo terrestre: isso significa que Ela, além de ser Nossa Mãe do Céu, é também a Rainha da Terra e de todo o Universo. Ela esmaga sob Seus pés uma serpente que representa o demónio, que tenta levar consigo a humanidade. Nossa Senhora é a nossa protetora contra as ambições do “pai da mentira” e cuida dos filhos que Lhe confiam as suas preces. Das pedras dos anéis que tem em Seus dedos saem raios de luz que representam as graças que a Santíssima Virgem concede aos que se consagram a Ela. De algumas das pedras não saem raios… Qual a razão? - pergunta-Lhe Santa Catarina… Ela respondeu que desejava conceder mais graças, porém os homens não Lhas pedem. Em volta da Medalha lê-se a frase:
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
É a identidade de Maria: A cheia de Graça desde que foi concebida!
No verso da medalha
O grande “M” encimado por uma Cruz sobre um travessão; o “M” é a inicial do nome de Maria, a Santíssima Virgem, nossa mãe do Céu. A Cruz é a de Jesus que morreu por nós; ao pé da Cruz acha-se Maria, que sofre e nos ama em união completa com Jesus. O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. A Santa Missa é a repetição do sacrifício do Calvário, por isso é tão importante na vida cristã. Em torno há 12 estrelas: Como Rainha do Céu e da Terra, a Santíssima Virgem possui uma coroa de 12 estrelas, que representam o Seu poder sobre toda a criação. Tudo o que pede a Deus, Ela obtém. Lado a lado, estão os corações de Jesus e de Maria. Ambos possuem pequenas chamas que sobem, para indicar que ardem de amor por nós. À esquerda, o Coração de Jesus está coroado de espinhos e sangra por uma ferida. Para resgatar nossos pecados, Ele foi coroado de espinhos, morreu na Cruz e teve o Coração trespassado por uma lança… e continua a sangrar por causa dos nossos pecados! À direita, o Coração de Maria está trespassado por uma espada, que representa a dor que Ela suportou ao ver os sofrimentos do Seu Filho, por nós.
Santa Catarina Labouré, vidente e confidente de Nossa Senhora, canonizada pelo Papa Pio XII, em 1947, acompanhou-nos ao longo desta Novena. Peçamos-lhe que nos ensine a amar a Virgem Maria, nossa Mãe, como ela A amou.
Súplica a Nossa Senhora
Ó Imaculada Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa das nossas inúmeras culpas, acercamo-nos dos Vossos pés para Vos expor, durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome, e o bem das nossas almas. E para melhor servirmos o Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre mais como verdadeiros cristãos..
Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa Imaculada Senhora, sede a minha advogada, o meu refúgio e asilo nesta terra, o meu consolo nas tristezas e aflições, a minha fortaleza e advogada na hora da morte.
Rezar três Ave Marias e as jaculatórias:
V/. Ó Maria concebida sem pecado.
R/. Rogai por nós que recorremos a Vós!
V/. Santa Catarina Labouré,
R/. Rogai por nós!