22 a 30 de novembro
Quinto dia - 26/11
➕ Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus ➕ Nosso Senhor, dos nossos ➕ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar.
V/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
R/. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
Meditação do 5° dia:
A Vós, toda a honra e toda a glória, pelos séculos dos séculos. Amem.
Glorifiquemos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo pela vida escondida de Jesus em Nazaré, que a Mãe Clara procurou imitar através do seu serviço humilde e dedicado aos seus irmãos e irmãs.
«Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, e disse-lhe: “levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e vai para a terra de Israel […] Ele levantou-se e voltou para a terra de Israel […] para a região da Galileia. Foi habitar numa cidade chamada Nazaré… » (Mt 2, 19-23).
Maria e José, com seu Menino, entretanto nascido, regressam a Nazaré. Provavelmente os seus vizinhos falam entre si sobre o que se terá passado desde que foram até Belém, recensear-se. Mas mantêm um certo recato sobre o assunto. Alegram-se com o regresso, tanto mais que o casal vem com um Menino lindíssimo. Acolhem-nos e José estabelece-se como artesão. Vivem uma vida de família e de trabalho como os demais da povoação. Coisas muito importantes acontecem através de meios pobres, numa vida de gente pobre, sem qualquer visibilidade: Jesus santifica o trabalho na carpintaria de José; torna o trabalho e a vida comum, meios de santificação; santifica a vida familiar.
É à luz destes anos da vida oculta de Jesus em Nazaré, que a Mãe Clara entende o que se passa com ela e com as irmãs que, em cada vez maior número se juntam à sua volta, na congregação que nasce do carisma do Padre Raimundo e da inabalável confiança da Fundadora na divina Providência. No convento de São Patrício faltava tudo, até mesmo camas para todas as irmãs, já mais de uma centena. A comida não era abundante e, não raro, faltava mesmo o indispensável. Por vezes as contas acumulavam-se sem haver mesmo como as saldar.
Apesar de tantas dificuldades quantas coisas tão importantes – como em Nazaré nos anos da vida escondida de Jesus - estavam a acontecer. Por exemplo, o “milagre” da alegria na vida daquelas que continuavam, “por amor de Deus”, a atender os pobres e infelizes e a mendigar para eles o sustento de cada dia. No fim da vida, a Irmã Maria Clara ainda escrevia: “A misericórdia de Deus nunca nos falta, mas dinheiro pouco ou quase nenhum se tem”.
Neste dia da novena à Mãe Clara, suplica-lhe que, lá no Céu, interceda por ti para que nunca te falte a confiança na Providência divina.
Oração para todos os dias da novena
Mãe Clara, pelo amor que tiveste a Jesus Eucaristia e para glória do Seu Santíssimo Nome, pela filial confiança em Maria, a Mãe das Dores, e para exaltação da sua Conceição Imaculada, confio-me à tua proteção; suplico-te a cura de… (nome) e atende as preces de quantos pedem a tua intercessão junto de Deus. Amem.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
V/. Jesus Misericordioso, que nos destes a Beata Maria Clara do Menino Jesus como apostola da ternura e da misericórdia do Pai,
R/. Jesus, eu confio em Vós!