*NOVENA DO ESPÍRITO SANTO*
*3º Dia*
*O Espírito Santo, nosso Consolador*
➕
Em nome do Pai,
e do Filho, e do Espírito Santo.
➕
Amém
*Oração Inicial*
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
*Oremos* : Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
V/. Abençoai-nos, ó divino Espírito Santo, e concedei-nos os vossos sete Dons, para que possamos hoje cumprir os nossos deveres, fazendo a vontade do Pai.
R/. Vinde, Espírito Criador,
A mente dos que são vossos iluminai,
E os corações que criastes,
De infinitas graças habitai.
V/. Abençoai e infundi os vossos sete Dons no Papa Francisco, nos Bispos e nos sacerdotes de todo o mundo, para que sempre mais se santifiquem a si próprios e, com entusiasmo, trabalhem pela santificação dos fiéis.
R/. Vinde, Espírito Criador,
A mente dos que são vossos iluminai,
E os corações que criastes,
De infinitas graças habitai.
V/. Abençoai e protegei todos aqueles que trabalham na evangelização; suscitai na nossa Paróquia muitos fiéis para os trabalhos de preparação da próxima Jornada da Juventude e para o acolhimento dos peregrinos; enchei de entusiasmo e alegria os voluntários que, nas Dioceses de Portugal, já estão envolvidos na preparação da Jornada.
R/. Vinde, Espírito Criador,
A mente dos que são vossos iluminai,
E os corações que criastes,
De infinitas graças habitai.
Meditação : *O Espírito Santo, nosso Consolador*
Depois do pecado original, a decadente descendência de Adão sofre, não apenas em consequência do pecado dos nossos primeiros pais, mas também pelos seus próprios pecados que, depois da “primeira queda”, não pararam de se multiplicar. O Espírito Santo, o divino Amor, perante sofrimento tão atroz, não deixaria de derramar muitíssimas consolações sobre os pobres pecadores. E é porque Ele nos consola, que a Igreja Lhe chama “Consolador Perfeito” e O designa pelos mais ternos nomes, como “Pai do Pobres”, “Repouso no Cansaço”, “Doce Refrigério”, “Alívio no Pranto”. Embora não nos tire das mãos aquele cálice da amargura que devemos beber à semelhança do Salvador, o Espírito Santo sabe misturar a Sua doçura às amarguras devidas pela nossa solidariedade com as dores de todas as criaturas. Ele nos dá o conforto da Sua graça, na nossa desgraça; um doce e tranquilo impulso para alimentarmos em nós a esperança; nos nossos sofrimentos, o Espírito dá-nos um raio da Sua luz que nos faz acreditar que o mal não terá a última palavra, mas sim o Bem que está para nós reservado no Céu. Escutando a voz do Espírito Santo, a alma atribulada é consolada pelo Perfeito Consolador que a ela se entrega.
Se temos um Perfeito Consolador, por que está o mundo tão cheio de lágrimas de aflição e se escutam gemidos de tanta dor?
Por que há tantos que atentam contra a própria vida? Infelizmente, teremos de concluir que tal acontece porque há muitos homens e muitas mulheres que não conhecem o Espírito Santo, o Verdadeiro Consolador, e por isso não experimentam o conforto que consola na dor. Mas por que acontece isso também entre os cristãos?
O motivo é óbvio: também para muitos os cristãos o Espírito Santo permanece desconhecido e aqueles que O desconhecem, não O louvam nem Lhe rezam. Na verdade, quem tem a graça de conhecer o Espírito Santo, não desespera no sofrimento, e nas tribulações repete com São Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me conforta” (Fil 4, 14).
V/. Ousamos rezar a oração que o SENHOR nos ensinou:
R/. - PAI NOSSO, que estais no Céu...
*Oração final*
Santa Mãe nossa, Virgem Maria, Esposa do Espírito Santo, dai-nos a mão nos caminhos da vida. Nós somos débeis, pecadores, pequenos, mas somos as vossas crianças, por vezes, crianças rebeldes, mas crianças que querem ser guiadas por Vós nos caminhos do amor a Deus e ao próximo. Depois da Anunciação do Anjo, grávida de Jesus, concebido no vosso seio virginal por virtude do Espírito Santo, partistes apressadamente para a montanha; fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam que lhes levemos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor! Santa Mãe querida, cuidai de nós, não nos deixeis vencer pelo egoísmo, pela preguiça, pela tibieza; ensinai-nos a ser, como Vós, dóceis à graça do Espírito Santo, a levantar-nos para levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito Santo. Amem.
V/. Ao encerrarmos este terceiro dia da Novena, rezemos à Senhora da Visitação, Mãe de Deus e nossa Mãe Santíssima:
R/. AVE MARIA, cheia de graça...
V/. Que o Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna!
R/. Amem.
➕
Em nome do Pai,
e do Filho, e do Espírito Santo.
➕
Amém
Novena em honra ao Espírito Santo, composta pelo Cónego Armando Duarte
*(Meditações inspiradas nas da Beata Elena Guerra, Fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo)*
top of page
Cidade Radio / Conteúdos Católicos
No cálice, Jesus Cristo está igualmente presente, todo inteiro. Seu Sangue adorável está aqui, cheio de vida, unido ao Seu Corpo, à Sua alma e à Sua divindade. Jesus Cristo está presente em cada gota de vinho consagrado, como em cada partícula da Santa Hóstia... Confira este artigo e outros no Link na descrição.
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Cidade Radio
29 de mai. de 2022
3° DIA NOVENA...
3° DIA NOVENA...
1 comentário
Curtir
Comentários (0)
Fórum: Forum
bottom of page