São José, um Grande Santo da Igreja
- Conteúdos Católicos
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
A vida de São José pode parecer muito diferente, dependendo das fontes que consideramos confiáveis. Pode ser uma vida tranquila: uma vida calma, mas também com alguns momentos peculiares, durante os quais o destino predestinado de seu filho vem à tona e o faz lembrar que esse menino não é um menino comum. Também poderia ser uma vida que era tudo menos comum: uma vida de perigo constante, uma vida de ser diferente, uma vida de ser exilado, uma vida de amar um filho, mas também temê-lo e temê-lo.
Talvez, a verdadeira vida de José contivesse um pouco de ambos.
A vida de um pai raramente é toda feita de rosas ou apenas de espinhos, e não temos nenhuma evidência bíblica para indicar que criar o Messias seja diferente a esse respeito. Sabemos que José era um homem humilde, um homem justo e piedoso, com grande empatia, por isso nos dizem, mas também vemos como, quando sua noiva foi encontrada grávida, ele procurou não só se proteger, mas a Ela também.
Independentemente de qual relato da vida de José decidimos levar a sério, essas são características que sempre voltam. Nas fontes apócrifas encontramos também o temível José que luta, e mesmo que não tomemos essas fontes ao pé da letra, é fácil imaginar que houve muito medo e luta na vida de São José. Mas, no final das contas, independentemente de seu medo e de suas lutas, São José é leal a Maria
e a Jesus e, acima de tudo, ele é leal a Deus.
Tenhamos confiança neste grande Santo e recorramos à ele sempre que for necessário.
Ele também será fiel àqueles que pedem o seu auxílio seja no trabalho, seja na paternidade, seja na hora da morte e enfim, ele providenciará algo em favor dos que o suplicam.
Agora no Céu, ele, com certeza, ajudará seus devotos em aflição.
Deus o escolheu para cuidar da Virgem Mãe e de Seu Filho feito Homem como nós, excepto no pecado.
Outros Artigos que podem ser do seu interesse:
Comments