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Frutos que se Colhem na Meditação da Paixão de Jesus Cristo

Aprendamos com os santos a meditarmos mais frequentemente na Paixão do Senhor, pois é o meio mais eficaz e rápido de alcançarmos a santidade de vida que é tão desejada por Deus para cada um de nós e é a forma, consoante á frequência, de crescermos de virtude em virtude, abandonando as misérias do pecado na medida em que nos revestirmos dessa graça que, através de uma boa leitura da Paixão de Cristo, nos tornará melhores filhos de Deus e assim conquistarmos mais plenamente a perfeição.

Existem muitos bons livros sobre a Paixão do Senhor que podem nos ajudar nesse percurso, como o "Relógio da Paixão" de Luísa Piccarreta, "A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo" de Santo Afonso de Ligório e muitos outros.

Pesquisem e adquirem algum livro que aborda o assunto, para que, possam colher os frutos grandiosos que as valiosas Meditações de que, com tanto amor e sofrimentos terríveis e sem iguais, decorreram a vivência da Paixão de Jesus.


Para afervorar a alma, abaixo seguem alguns exemplos sobre o bem que faz em meditarmos constantemente na Paixão de Jesus:



1. O amante das almas, nosso amantíssimo Redentor, declarou que não teve outro fim, vindo à terra e fazendo-se homem, que acender o fogo do santo amor nos corações dos homens. "Eu vim trazer fogo à terra e que mais desejo senão que ele se acenda?" (Lc 12,49).

E, de fato, que belas chamas de caridade não acendeu Ele em tantas almas, particularmente com os sofrimentos que teve de padecer na Sua morte, a fim de patentear-nos o amor imenso que nos dedica!

Ohl quantos corações, sentindo-se felizes nas chagas de Jesus, como em fornalhas ardentes de amor, se deixaram inflamar de tal modo por Seu amor, que não recusaram consagrar-Lhe os bens, a vida e a si mesmos inteiramente, vencendo corajosamente todas as dificuldades que se lhes deparavam na observância da Divina lei, por amor Daquele Senhor que, sendo Deus, quis sofrer tanto por amor deles!

Foi justamente este o conselho que nos deu o Apóstolo, para não desfalecermos mas até corrermos expeditamente no caminho do céu:

"Considerai, pois, atentamente aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra a Sua pessoa, para que vos não fatigueis, desfalecendo em vossos ânimos" (Hb 12,3).


2. Por isso, S. Agostinho, ao contemplar Jesus todo chagado na cruz, orava afetuosamente: "Escrevei, Senhor, vossas chagas em meu coração, para que nelas eu leia a dor e o amor: a dor, para suportar por vós todas as dores; o amor, para desprezar por vós todos os amores". Porque, tendo diante dos meus olhos a grande dor que vós, meu Deus, sofrestes por mim, sofrerei pacientemente todas as penas que tiver de suportar, e à vista do vosso amor, de que me destes prova na cruz, eu não amarei nem poderei amar senão a vós.


3. E de que fonte hauriram os santos o ânimo e a força para sofrer os tormentos, o martírio e a morte, senão dos tormentos de Jesus crucificado? S. José de Leonissa, capuchinho, vendo que queriam atá-lo com cordas para uma operação dolorosa que o cirurgião devia

fazer-lhe, tomou nas mãos o seu crucifixo e disse: Cordas? que cordas! eis aqui os meus laços. Este Senhor pregado por meu amor com Suas dores obriga-me a suportar qualquer tormento por Seu amor. E dessa maneira suportou a operação sem se queixar, olhando para

Jesus, que "como um cordeiro se calou diante do tosquiador e não abriu a Sua boca" (Is 53,7). Quem mais poderá dizer que padece injustamente vendo Jesus que "foi dilacerado por causa de nossos crimes?" Quem mais poderá recusar-se a obedecer, sob pretexto de

qualquer incômodo, contemplando Jesus "feito obediente até à morte?" Quem poderá rejeitar as ignomínias, vendo Jesus tratado como louco, como rei de burla, como malfeitor, esbofeteado, cuspido no rosto e suspenso num patíbulo infame?


4. Quem, pois, poderá amar um outro objeto além de Jesus, vendo-O morrer entre tantas dores e desprezos, a fim de conquistar o nosso amor? Um pio solitário rogava ao Senhor que lhe ensinasse o que deveria fazer para amá-Lo perfeitamente. O Senhor revelou-lhe

que, para chegar a Seu perfeito amor, não havia exercício mais próprio que meditar frequentemente na Sua Paixão. Queixava-se S. Teresa amargamente de alguns livros, que lhe haviam ensinado a deixar de meditar na Paixão de Jesus Cristo, porque isto poderia servir de impedimento à contemplação da divindade. Pelo que a santa exclamava: "Ó Senhor de minha alma, ó meu bem, Jesus Crucificado, não posso recordar-me dessa opinião sem me julgar culpada de uma grande infidelidade. Pois seria então possível que vós, Senhor, fôsseis um impedimento para um bem maior? E donde me vieram todos os bens senão de vós?" E em seguida ajuntava: "Eu vi que, para contentar a Deus e para que nos conceda grandes graças, Ele quer que tudo passe pelas mãos dessa humanidade sacratíssima, na qual se compraz Sua divina majestade".


5. Por isso dizia o Padre Baltasar Álvarez que o desconhecimento dos tesouros que possuímos em Jesus é a ruína dos cristãos, sendo por essa razão a Paixão de Jesus Cristo sua meditação preferida e mais usada, considerando em Jesus especialmente três de Seus

tormentos: a pobreza, o desprezo e as dores, e exortava os seus penitentes a meditar frequentemente na Paixão do Redentor, afirmando que não julgassem ter feito progresso algum se não chegassem a ter sempre impresso no coração a Jesus crucificado.


6. Ensina S. Boaventura que quem quiser crescer sempre de virtude em virtude, de graça em graça, medita sempre Jesus na Sua Paixão. E ajunta que não há exercício mais útil para fazer santa uma alma do que considerar assiduamente os sofrimentos de Jesus Cristo.


7. Além disso afirmava S. Agostinho que vale mais uma só lágrima derramada em recordação da Paixão de Jesus, que uma peregrinação a Jerusalém e um ano de jejum a pão e água. E na verdade, porque vosso amante Salvador padeceu tanto senão para que nisso pensássemos e pensando nos inflamássemos no amor para com Ele? "A caridade de Cristo nos constrange", diz S. Paulo (2Cor 5,14). Jesus é amado por poucos, porque poucos são os que meditam nas penas que por nós sofreu; que, porém, as medita a miúdo, não poderá viver sem amar a Jesus: sentir-se-á de tal maneira constrangido por Seu amor que não Lhe será possível resistir e deixar de amar a um Deus tão amante e que tanto sofreu para se fazer amar.


8. Essa é a razão por que dizia o Apóstolo que não queria saber outra coisa senão Jesus e Jesus Crucificado, isto é, o amor que Ele nos testemunhou na cruz. "Não julgueis que eu sabia alguma coisa entre vós senão a Jesus Cristo e este crucificado" (1Cor 2,2). E na

verdade, em que livros poderíamos aprender melhor a ciência dos santos (que é a ciência de amar a Deus) do que em Jesus Crucificado? O grande servo de Deus, Frei Bernardo de Corleone, capuchinho, não sabendo ler, queriam seus confrades ensinar-lhe. Ele, porém, foi

primeiro aconselhar-se com seu crucifixo e Jesus respondeu-lhe da cruz: "Que livro! Que ler! Eu Sou o teu livro, no qual poderás sempre ler o amor que eu te consagro!" Oh! que grande assunto de meditação para toda a vida e para toda a eternidade: um Deus morto por meu amor.


9. Visitando uma vez S. Tomás d'Aquino a S. Boaventura, perguntou-lhe de que livro se havia servido para escrever tão belas coisas que havia publicado. S. Boaventura mostrou-lhe a imagem de Jesus crucificado, toda enegrecida pelos muitos beijos que lhe imprimira,

dizendo-lhe: "Eis o meu livro, donde tiro tudo o que escrevo; Ele ensinou-me o pouco que eu sei". Todos os santos aprenderam a arte de amar a Deus no estudo do crucifixo. Fr. João de Alvérnia, todas as vezes que contemplava Jesus coberto de chagas, não podia conter a

as lágrimas. Fr. Tiago de Todi, ouvindo ler a Paixão do Redentor, não só derramava abundantes lágrimas, mas prorrompia em soluços, oprimido pelo amor de que se sentia abrasado por seu amado Senhor.


10. S. Francisco fez-se aquele grande serafim pelo doce estudo do crucifixo. Chorava tanto ao meditar os sofrimentos de Jesus Cristo, que perdeu quase totalmente a vista. Uma vez encontraram-no chorando em altas vozes e perguntaram-lhe a razão. "O que eu tenho? respondeu o santo, eu choro por causa dos sofrimentos e das afrontas ocasionadas ao meu Senhor e minha pena cresce e aumenta vendo a ingratidão dos homens que não O amam e Dele se esquecem". Todas as vezes que ouvia balar um cordeiro, sentia grande compaixão, pensando na morte de Jesus, Cordeiro imaculado, sacrificado na cruz pelos pecados do mundo. Por isso, esse grande amante de Jesus nada recomendava com tanta solicitude a seus irmãos como a meditação constante da Paixão de Jesus.


11. Eis, portanto, o livro, Jesus Crucificado, que, se for constantemente lido por nós, também nós aprenderemos de um lado temer o pecado e doutro nos abrasaremos em amor por um Deus tão amante, lendo em Suas chagas a malícia do pecado que reduziu um Deus a sofrer uma morte tão amarga para por nós satisfazer a justiça divina e o amor que nos manifestou o Salvador, querendo sofrer tanto para nos fazer compreender o quanto nos amava.


12. Supliquemos à divina Mãe Maria, que nos obtenha de Seu Filho a graça de entrarmos nessa fornalha de amor onde ardem tantos corações para que aí sejam destruídos nossos afetos terrenos e possamos nos abrasar naquelas chamas bem-aventuradas que fazem as almas santas na terra e bem-aventuradas no céu.


Introdução de Claudia Pimentel dos Conteúdos Católicos

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