No decorrer de todo o ano podemos ajudar as alminhas do Purgatório, aliviando-as e ajudando-as a se libertarem de tanto sofrimento no fogo purificador.
E durante estes 40 dias fortes da Igreja, o qual é muito rico em bençãos e o vivenciamos junto ao Senhor Jesus, contemplando-O em todo o percurso da Paixão, Morte e Ressurreição, podemos de modo especial, por ser este tempo, sufragar as alminhas do Purgatório.
Estejamos empenhados na nossa conversão, com muita oração, jejuns, penitências e a prática da caridade.
À cada Quaresma, devemos nos aplicar como se tratasse da última nas nossas vidas.
Sejamos melhores e mais perseverantes na fé, no amor e no propósito de santidade, cumprindo com o que é próprio deste tempo e claro, em outras alturas do ano, também continuamos firmes nas mesmas intenções, porém, neste tempo, é especial na nossa Igreja. Aproveitemos também para ajudar as almas do Purgatório que tanto necessitam da nossa ajuda.
Como ajudá-las?
Desde os primeiros tempos da era cristã, a Igreja nos ensina que todos os católicos podem tirar uma alma do purgatório aplicando indulgências ao falecido.
O Papa São Paulo VI expressou em sua Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, que “as indulgências, ou parciais ou plenárias, podem sempre aplicar-se aos defuntos por modo de sufrágio”. Isso significa que com as indulgências que a Igreja nos oferece, podemos aplicar a um falecido e tirar uma alma do purgatório. Além disso, São Paulo VI também destacou que “quando os fiéis ganham indulgências no sufrágio pelos mortos, realizam a caridade da maneira mais primorosa e, ao pensar nas coisas sobrenaturais, trabalham com mais retidão nas coisas da terra”. E como podemos tirar uma alma do purgatório na Quaresma? O procedimento é o mesmo que faríamos para nós mesmos, mas o aplicamos ao falecido que desejamos. Pode ser alguém em particular ou podemos colocar a indulgência nas mãos da Virgem para que Ela a aplique à alma que mais precisa.
Durante a Quaresma, temos 4 maneiras de obter indulgência plenária:
•Rezar a Via Sacra: Você pode rezar as 14 estações numa Igreja ou, se por uma razão extrema a pessoa não puder se deslocar, você pode rezar no lugar onde estiver.
•Rezar o Rosário: Para obter a indulgência plenária, o Rosário deverá ser rezado na Igreja, no oratório, na família, na comunidade religiosa ou numa associação de fiéis.
•Adoração Eucarística: Esta adoração deve ser realizada por pelo menos meia hora.
•Ler ou escutar as Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora.
Para obter a indulgência plenária, os fiéis também devem cumprir estas três condições fundamentais:
•A confissão dos pecados
•Comunhão
•Oração pelas intenções do Papa: a Igreja sugere um Pai Nosso, uma Ave-Maria e Glória.
Seguindo esses passos e aplicando indulgência quaresmal a um falecido, você pode tirar uma alma do purgatório por dia. Por que apenas um? Porque você só pode obter uma indulgência por dia.
Introdução de Claudia Pimentel dos Conteúdos Católicos
Outros Artigos que podem ser do seu interesse:
Comments