top of page
Buscar
  • Foto do escritorCidade Radio

A Presença de Deus




Os filhos..., como procuram comportar-se dignamente quando estão diante de seus pais!


E os filhos de Reis, diante de seu pai El-Rei, como procuram guardar a dignidade da realeza!


E tu... não sabes que estás sempre diante do Grande Rei, teu Pai-Deus?

Não tomes uma decisão sem te deteres a considerar o assunto diante de Deus.

É preciso convencer-se de que Deus está junto de nós continuamente.


Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.


E está como um Pai amoroso - quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos, - ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando... e perdoando.


Quantas vezes fizemos desanuviar o rosto de nossos pais dizendo-lhes, depois de uma travessura: Não volto a fazer mais! - Talvez naquele mesmo dia tenhamos tornado a cair.. - E o nosso pai, com fingida dureza na voz, de cara séria, repreende-nos..., ao mesmo tempo que se enternece o seu coração, conhecedor da nossa fraqueza, : - Pobre criatura, que esforços faz para se portar bem!


Necessário é que nos embebamos, que nos saturemos de que Pai e muito Pai nosso é o Senhor que está junto de nós e nos céus.

Habitua-te a elevar o coração a Deus em ação de graças, muitas vezes ao dia,

- Porque te dá isto e aquilo; - Porque te desprezaram; - Porque não tens o que precisas, ou porque o tens.


Porque fez tão formosa a Sua Mãe, que é também tua Mãe; - Porque criou o Sol e a Lua e este animal e aquela planta; - Porque fez aquele homem eloquente e a ti te fez difícil de palavra...


Dá-Lhe graças por tudo, porque tudo é bom.

Não sejas tão cego ou tão estouvado que deixes de meter-te dentro de cada Sacrário quando divisares os muros ou as torres das casas do Senhor; - Ele te espera.


Não sejas tão cego ou tão estouvado que deixes de rezar a Maria Imaculada ao menos uma jaculatória sempre que passes junto de lugares onde sabes que se ofende a Cristo.

Não te alegras quando descobres no teu caminho habitual, pelas ruas da cidade, outro Sacrário?

Dizia uma alma de oração: - Nas intenções, seja Jesus o nosso fim; nos afetos, o nosso Amor; na palavra, o nosso assunto; nas ações, o nosso modelo.


Emprega esses santos "expedientes humanos" que te aconselhei para não perderes a presença de Deus: jaculatórias, atos de Amor e desagravo, comunhões espirituais, "olhares" à imagem de Nossa Senhora...

Só! - Não estás só. Fazemos-te muita companhia, mesmo de longe.


Além disso..., firmado na tua alma em graça, o Espírito Santo - Deus contigo - vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.

"Padre" dizia-me aquele rapagão (que será feito dele?), bom estudante da Central,

: - "estava pensando no que o senhor me falou..., que sou filho de Deus! E me surpreendi, pela rua, de corpo "emproado" e soberbo por dentro... Filho de Deus!"


Aconselhei-o, com segura consciência, a fomentar a "soberba".

Não duvido da tua retidão. - Sei que ages na presença de Deus. Mas... (há um "mas"!) as tuas ações são presenciadas ou podem ser presenciadas por homens que julguem humanamente... E é preciso dar-lhes bom exemplo.

Se te habituares, mesmo que seja uma só vez por semana, a procurar a união com Maria para ir a Jesus, verás como tens mais presença de Deus.

Perguntas-me: - Por que essa Cruz de madeira? - E copio de uma carta: "Ao levantar a vista do microscópio, o olhar vai tropeçar na Cruz negra e vazia. Esta Cruz sem Crucificado é um símbolo. Tem um sentido que os outros não entenderão. E aquele que, cansado, estava a ponto de abandonar a tarefa, aproxima de novo os olhos da ocular e continua trabalhando: porque a Cruz solitária está pedindo uns ombros que carreguem com ela".

Tem presença de Deus e terás vida sobrenatural.



São Josemaría Escrivá, Sacerdote e fundador do Opus Dei

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page