top of page
Buscar
  • Foto do escritorCidade Radio

A Igreja Católica é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Atualizado: 23 de jan. de 2023



Esta é a única e a verdadeira Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

É Santa na Tradição, no Magistério e nas Sagradas Escrituras, toda inspirada por nosso Deus que é Santíssimo e Puríssimo.

Devemos amar a nossa Igreja como Jesus a ama e todos nós fiéis fazemos parte dela como seu corpo.

Todos os ensinamentos até hoje devem ser inalterados, pois se assim não fossem, não estariam a transmitir a Verdade vinda de Deus desde o seu princípio.



A Igreja foi inaugurada no dia de Pentecostes. Esta festa os judeus já celebravam antes de Cristo, 50 dias depois da Páscoa, e tinha dois significados: agradecer a Deus pelas co-

lheitas e comemorar a entrega das tábuas das Leis a Moisés no monte Sinai. Significativamente neste dia Jesus, glorificado à direita do Pai, após a sua Ascensão ao céu, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja que instituíra sobre Pedro e os Apóstolos, tendo Maria como Mãe, para anunciar o Evangelho da salvação a todos os povos. O Dom do Espírito Santo foi a primeira grande graça que o Senhor conquistou para sua Igreja pelos méritos de sua Paixão e Morte na Cruz.


Com a festa de Pentecostes, completa-se o tempo pascal, a redenção atinge o seu ápice, e começa a missão da Igreja, que é enviada ao mundo todo como porta-voz da salvação para todos os povos.

Na oração eucarística da Missa de Pentecostes, a Igreja reza: "Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas."

No dia de Pentecostes Deus deu início à reunificação dos seus filhos dispersos pelo pecado, desde o Paraíso. A confusão das línguas na torre de Babel é agora dissolvida numa só língua que todos entendem.


"Cheios de espanto e de admiração diziam: 'Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? [...] todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua."" (At 2, 7-11).

Cristo é o Tronco da grande Árvore que é a Igreja, e o Seu Santo Espírito é a Seiva que circula em todos os seus ramos.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Dizia Santo Agostinho: "O que é o nosso espírito, isto é a nossa alma em relação aos nossos membros, assim é o Espírito Santo em relação aos membros de Cristo, ao Corpo de Cristo que é a Igreja." (Serm. 267, 4).


Na Encíclica Mystici Corporis Christi, o Papa Pio XII reafirma esse ensinamento dizendo que: "A esse Espírito de Cristo, como a princípio invisível, deve-se atribuir também a união de todas as partes do corpo tanto entre si como com sua Cabeça, pois que ele está todo na Cabeça, todo no Corpo e todo em cada um dos seus membros."

Da mesma forma São Paulo ensina que o Espírito Santo é que faz da Igreja "o Templo do Deus vivo" (2Cor 6, 16).

"É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito Santo, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus" (Ef 2, 22).


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page