top of page
Vaticano: Papa critica «carreirismo» na Igreja e alerta para «vaidade dos cargos»
Saber mais.

Cidade do Vaticano, 15 mar 2023 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje para o carreirismo na Igreja, apelando a uma “colaboração real” entre membros da hierarquia e leigos. “Todos somos iguais, somos iguais”, referiu, durante a audiência pública semanal, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Numa reflexão sobre a “paixão de evangelizar”, Francisco destacou que na Igreja há “diversidade de mistérios, mas unidade de missão”, antes de perguntar à assembleia “quem é mais importante”., “Somos todos cristãos, ao serviço dos outros”, insistiu.

Vaticano: Papa pede que se superem «medos» que fecham a Igreja e a sociedade

Francisco fala em mundo «barricado nos labirintos das preocupações»

saber mais

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, após a Missa de Pentecostes a que tinha presidido na Basílica do Vaticano, Francisco alertou que “o medo bloqueia, paralisa, isola também”.

Papa noticias 3.jpeg
"O bom Papa é aquele que é eleito entre os seus pares cardeais, seja ele africano, asiático, americano ou europeu" 
Padre.jpg
Saber mais.

Quando Francisco em 2016 elevou a cardeal o arcebispo de Bangui, capital da República Centro-Africana, Dieudonné Nzapalainga, nascido em 1967, tornou-se o mais jovem membro do colégio que elegerá o próximo Papa. Esteve agora em Portugal a convite do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) para o Mafra Dialogues.

Igreja Católica está “em grande reforma” a nível global
Saber mais.

Instituição envelhecida, “retrógrada”, “clerical”, “pouco transparente” debate mundialmente abertura a todos. Mudança de Papa não travará mudanças, acredita padre português que faz parte da equipa do Sínodo

Papa com pessoas.webp
João Paulo II foi alvo de conjeturas "ofensivas e infundadas"
Saber mais.

O Papa Francisco assegurou hoje que João Paulo II foi alvo de conjeturas "ofensivas e infundadas", aludindo à polémica provocada pelas declarações de Pietro Orlandi, irmão de uma adolescente desaparecida em 1983, um caso novamente em investigação pelo Vaticano.

Papa na janela.jpg

'Capítulo escondido' da Bíblia descoberto (através de luz ultravioleta)

Biblia.jpg
Saber mais.

Um grupo de investigadores descobriu um 'novo capítulo' da Bíblia com cerca de 1.500 anos e a revelação é feita numa investigação publicada no jornal New Testament Studies (Estudos do Novo Testamento, na tradução livre).

"Entristece-me ouvir o Papa dizer mal dos padres"

Saber mais.

Os católicos mais fervorosos devem lembrar-se de Edgar_Clara quando este lia a missa que dava na televisão ao domingo. Antes disso, foi diretor do jornal católico A Voz da Verdade, tendo depois desempenhado funções de porta-voz do Patriarcado de Lisboa, onde se empenhou na vinda a Portugal do Papa Bento XVI, «o mais moderno», nas suas palavras. É atualmente responsável por nove igrejas nas zonas históricas de Lisboa. Aos 47 anos, leva 23 de vida dedicada ao seu ministério.

Igreja Padre.png
Vaticano: Papa alerta para tentação de «autossuficiência» espiritual
Saber mais.

Francisco sublinha necessidade de transformar o coração, para evitar Cristianismo de «aparência»

Papa30.jpg
Exclusivo "O Papa só deveria vir a Portugal se houvesse mudanças na Igreja portuguesa"
Saber mais.

Ao longo de anos de trabalho, o francês Frédéric Martel mergulhou nos segredos mais íntimos da hierarquia da Igreja Católica e escreveu No Armário do Vaticano: Poder, Hipocrisia, Homossexualidade, que vendeu perto de 700 mil exemplares em todo o mundo. Esteve esta semana em Portugal e comentou a reação da Igreja aos resultados do estudo sobre abusos sexuais.

Noticia site 21.jpg
"Papa rapper" e com estilo? IA voltou a fazer das suas e a 'net' delirou
Saber mais.

Nos últimos dias, uma imagem do Papa Francisco, com um casaco branco, mais conhecido por 'puffer', tornou-se viral nas redes sociais. A imagem, que foi gerada a partir de um programa de inteligência artificial (IA), foi vista por milhões de pessoas e muitas acharam mesmo que era real.

Papa repe.jpg
A Conferência Episcopal alemã aprovou o acesso das mulheres ao diaconado, a cerimónia de bênção para casais recasados e para homossexuais e, agora, vai ter de se entender com o Vaticano. Ninguém sabe como irá acabar esta história. Se em cisão
ou em comunhão.
Igreja noticias.png
Papa Francisco: a água não pode ser objeto de desperdício ou abuso
Papa vaticano noticias 1.jpeg

Papa admite mudanças no celibato dos sacerdotes

Papa 2 Noticias.jpg
Saber mais.

Francisco concede entrevistas, por ocasião do 10.º aniversário de eleição. “Não há nenhuma contradição na possibilidade de um sacerdote casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporal”, afirma o Papa.

Igrejas católicas alemãs vão ministrar bênção a casais gays
Imagens Noticias_edited.jpg
Saber mais.

A Igreja Católica da Alemanha começará em breve a ministrar bênção a casais homossexuais, de acordo com decisão tomada nesta sexta-feira (10/03) em reunião em Frankfurt da Assembleia Sinodal, fórum de diálogo criado para impulsionar a reforma do catolicismo no país.

Papa diz que mulheres são "o primeiro
material descartável" no mundo de hoje

Papa3 Noticias.jpg
Saber mais.

O papa Francisco considerou este sábado que as mulheres são "o primeiro material descartável" no mundo de hoje, acrescentando que os abusos e a violência contras mulheres é "uma praga" e tem de ser combatida. "Não deixemos sem voz as mulheres vítimas de abuso, de exploração, de marginalização e pressão desnecessária", defendeu Francisco.

Vaticano: «Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos»
– Papa Francisco (c/vídeo)

Papa 4 Noticias.jpg
Saber mais.

Cidade do Vaticano, 02 mar 2023 (Ecclesia) – O Papa recordou as vítimas de abusos na Igreja, num vídeo divulgando hoje, falando numa “tragédia” Intenção de oração para março convida católicos a rezar pelas vítimas que ninguém deve ignorar ou desvalorizar.

Igreja: «Leigos não são convidados
da Igreja» – Papa Francisco

Papa 5 Noticias.jpeg
Saber mais.

Cidade do Vaticano, 18 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje que “os leigos sejam leigos”, que possam, em “corresponsabilidade”, caminhar junto com os pastores porque “não são convidados na Igreja, estão em casa” e criticou a “ideologia” na Igreja que “aprisiona Jesus”. Francisco criticou «clericalismo» de padres e leigos e «Igreja prisioneira que não deixa Jesus sair»

bottom of page